Supervalorização de carros usados faz seguro subir
- Luis Filipe Cavalcanti
- Feb 3, 2022
- 2 min read
O preço dos seguros de carro no Brasil subiu nos últimos meses devido a supervalorização dos modelos usados e com a volta da circulação de veículos. Seguradoras focam para estabilização dos preços.

Em alguns casos, o reajuste do preço do seguro passa dos 20%. O valor elevado chamou a atenção dos consumidores, sobretudo quando comparado à inflação oficial de 10,06% no acumulado de 2021. As seguradoras reconhecem que a variação gera um desconforto, principalmente após o movimento de queda dos preços registrado durante a pandemia do Covid-19. Para representantes do setor, os preços não devem continuar subindo nos próximos meses para não criar uma onda de afastamento dos consumidores.
O cálculo das seguradoras está atrelado ao preço dos carros no mercado nacional. Com a disparada dos preços dos carros de 34% dos modelos usados em 2021, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que servem como referência para o setor, as seguradoras se viram obrigadas a repassar parte deste valor aos consumidores. valorização dos veículos fez com que as indenizações que estavam sendo pagas fossem maiores que os valores contratados, afirma Pedro Pimenta, diretor de automóveis da Mapfre. A mudança fez com que a seguradora promovesse um reajuste médio de 15% nas novas apólices para 2022. "Além do preço dos carros, a pandemia fez com que muitas oficinas fechassem, o que dificulta a busca por reparos e impacta no aumento da mão de obra",
Seguro auto com a Diamantino Corretora de Seguros
Faça uma cotação com a Diamantino corretora de Seguros. Tenha a garantia de contratar um seguro auto de qualidade, pois os nossos especialistas vão explicar todas as coberturas e tirar dúvidas em relação a qualquer contratação. Ligue ou Fale no WhatsApp pelo número 81 3136 3923 ou se preferir faça uma cotação em nosso site preenchendo o formulário.
Comments